A autenticação biométrica e o futuro da segurança móvel

A autenticação biométrica e o futuro da segurança móvel

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Omri Sigelman

 

De muitas maneiras, a mobilidade tem sido a história principal na tecnologia de 2013, dos mais recentes smartphones na CES às tendências de estilo de vida móvel na CTIA.

 

É talvez surpreendente, então, que as estatísticas liberadas em maio na CTIA indicam que muitos usuários de smartphones ainda não estão protegendo seus dispositivos apesar do fato de que os celulares estão rapidamente se tornando a interface de navegação que permite às pessoas fazerem compras, usar o banco e enviar e-mail de qualquer lugar.

 

Eu já escrevi artigos sobre como proteger seus dispositivos móveis com senha e software de segurança, mas o que pode ser feito além disso? O que o futuro reserva para a proteção de nossos dados e nossos dispositivos?

 

De muitas maneiras, o futuro da segurança móvel parece muito emocionante e entre outras tecnologias, vamos utilizar a autenticação biométrica para proteger os nossos dispositivos móveis e os preciosos dados que armazenamos neles.

 

O que é autenticação biométrica? Resumindo de forma simples, é uma maneira de identificar um indivíduo com base em suas propriedades físicas.

 

Em termos de tecnologia móvel, existem três principais candidatos biométricos que estão disputando para ser a nossa opção de escolha de segurança: verificação das impressões digitais, leitura da íris e reconhecimento de voz. Mas quão seguro são essas formas de segurança futurista, e quanto tempo será necessário para as vermos em funcionamento?

 

Verificação da impressão digital:

Segurança: média-alta

Viabilidade: alta

Conveniência: Muito útil

A verificação da impressão digital, obviamente, foi considerada por um longo período de tempo um identificador e foi um dos primeiros processos biométricos introduzidos na computação.

Alguns laptops já possuem leitores de impressão digital e traduzir essa tecnologia para a móvel não deve ser difícil, especialmente quando você considera que a computação móvel está cada vez mais baseada em “contato”.

A autenticação de impressão digital é uma possibilidade real e enquanto telefones retiverem a entrada tátil ( inovações as quais o Google Glass pode mudar) poderia ser uma solução fácil e acessível.

 

Reconhecimento de voz:

Segurança: média

Viabilidade: alta

Conveniência: Abre-te Sésamo

O reconhecimento de voz tem recebido muito interesse ultimamente, menos como uma medida de segurança, mas sim como de utilidade geral. Siri e dezenas de outros sistemas de reconhecimento de voz tiveram o objetivo de revolucionar a forma como interagimos com nossos dispositivos. Veremos se os comandos de voz serão substituídos pelas entradas baseadas na retina ou não.

Enquanto os comandos de voz são, certamente conveniente e estão cada vez mais confiáveis conforme a melhoria na tecnologia, eles podem ser substituídos por outros tipos de autenticação biométrica que são mais confiáveis, convenientes, por fim, mais seguros.

 

Leitura da íris:

Segurança: alta

Viabilidade:

Conveniência: Está nos olhos

A leitura da íris esteve também na consciência do público durante muitos anos, mas principalmente como uma coisa de ficção. Quem pode esquecer a cena horrível de leitura da íris do filme O Demolidor?

Felizmente para a maioria de nós, os nossos olhos permanecem firmemente em nossos crânios e, por serem únicos, eles são uma maneira muito fácil e conveniente para nós autenticarmos nossas interações com nossos computadores.

A leitura da íris ganha um novo sopro de vida, conforme os computadores olham como se pode estar se movendo em direção a um projeto de entrada mais da retina. Conforme a melhoria na tecnologia, os computadores podem monitorar o olho para instruções, o salto para a leitura da íris para a autorização realmente não é tão grande.

 

Para mais informações sobre a autenticação biométrica, eu recomendo a leitura da mais recente pesquisa da HeavyReading.com sobre autenticação biométrica móvel.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *