9 das 10 empresas mais citadas em blogs no País são de TI

9 das 10 empresas mais citadas em blogs no País são de TI


As marcas de tecnologia são as mais citadas nos blogs nacionais. Segundo pesquisa da Boo-box – empresa de publicidade para mídias digitais – das companhias citadas, 72% eram do ramo, muito à frente das do setor automotivo, com 13%. As de e-commerce ficaram em terceiro, com 4%.

Das 12 marcas mais presentes, apenas a Disney destoa, por ser de outro segmento. Quem lidera a classificação é a Google (26%), seguida pela Samsung (17%), Apple (11%), Microsoft (9%) e Sony (8%). Os índices demonstram como os produtos dessas corporações impactam a vida do usuário, de modo que ele é levado a discuti-los na rede.

Por falar em produtos, três dos da Apple obtiveram os maiores índices: iPhone, iPad e iPod, com 12%, 11% e 6% das menções, respectivamente. Coerentemente, o software mais lembrado foi o iOS (27%), que equipa os três, seguido pelo Android (14%) e javascript (11%). É estranho constatar que Windows e Office não apareceram entre os líderes.

Humor lidera

Apesar do panorama apresentado, são os blogs de entretenimento os mais disseminados. Quase 25% pertencem a essa editoria, ante 20% de tecnologia, 15% de educação e 11% de saúde. O que impressiona é que dos portais de entretenimento, 67% tem o humor como tema; moda, música e carros vêm em segundo com 6% cada.

Quanto aos países mais comentados, o Brasil tem 37%, os Estados Unidos, 11%, e o Japão, 7%. Em relação às cidades, o Rio de Janeiro ficou com 27%, superando facilmente Londres (8%) e Paris (6%).

O estudo também divulgou as personalidades com maior número de citações. Surpreendentemente, o primeiro lugar não foi para nenhum artista ou personagem, e, sim, para Casey Heynes – mais conhecido como Pequeno Zangief – graças ao vídeo que se espalhou pela web, no qual ele reage às sucessivas provocações de um garoto de pouca estatura, mas muito importuno. Harry Potter obteve a segunda colocação e Jesus Cristo, a terceira.

O estudo da boo-box foi conduzido durante o primeiro semestre deste ano e cerca de 200 mil blogs foram analisados. Segundo a empresa, 80% dos internautas brasileiros (por volta de 60 milhões) visitaram sites do tipo no período abordado.

Marcelo Bernstein

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *