5 dicas para acelerar seu smartphone ou tablet antigo

5 dicas para acelerar seu smartphone ou tablet antigo

* via Canaltech

 

44356.61588-iPhone-4

 

Por melhor que seu smartphone seja, chegará um momento em que suas funções não responderão com a mesma precisão de antes. O sistema pode ficar lento e pesado, perdendo a qualidade na experiência de uso. Por isso, resolvemos ajudá-lo a recuperar o fôlego de seu celular mais antigo, com o intuito de deixá-lo com um ótimo desempenho novamente.

 

As dicas são simples e eficientes e poderão ser realizadas em qualquer aparelho, seja smartphone ou tablet, equipados com Android, iOS ou Windows Phone.

 

1.    Desinstale aplicativos inúteis

 

Um dos vilões para a perda de desempenho de um smartphone ou tablet é a instalação de diversos aplicativos. Alguns deles podem até funcionar em segundo plano sem que você saiba. Isso compromete muito a experiência de uso, pois mesmo sem utilizá-lo, o aplicativo consumirá certa quantia de processamento e memória RAM de seu smartphone. Uma dica importante é deixar em seu aparelho apenas os aplicativos que você realmente usa. Elimine aqueles aplicativos que você utiliza de vez em quando e que você pode utilizar em um notebook, por exemplo.

 

Vários aplicativos oferecem seus serviços em aplicações web. Se você não precisa de mobilidade para utilizar tal serviço é melhor eliminar o aplicativo para que seu eletrônico funcione de forma mais rápida e fluída.

 

2.    Faça uma verificação do sistema com um antivírus

 

Visto que seu aparelho já tem um tempo considerável de uso, é provável que você já tenha navegado por centenas de página na web e realizados downloads em sites não muito confiáveis. Assim, seu tablet ou smartphone pode estar com alguns malwares presentes em seu sistema. Isso traz lentidão e uma certa instabilidade.

 

Para resolver tal problema recomendamos que utilize um antivírus para fazer uma varredura profunda em seu gadget. Como nos computadores, os aparelhos móveis tambem precisam de cuidados no que se refere a entrada de vírus em seu sistema, principalmente eletrônicos equipados com Android.

 

A AVG fornece aplicações para as três plataformas: Android, iOS e Windows Phone.

 

3.    Apague as mensagens de texto, músicas, vídeos e fotos antigas

 

Uma excelente maneira de liberar espaço em seu aparelho móvel é retirar arquivos que não precisam estar necessariamente nele. Por exemplo, você pode fazer um backup de suas fotos contidas no seu smartphone para uma conta em um serviço de armazenamento na nuvem. Assim você guardará suas imagens em um lugar seguro e deixará seu gadget mais leve para executar outras funções.

 

Para as fotos e vídeos, você poderá utilizar o Dropbox, Google Drive ou OneDrive. Já para mensagens de texto você poderá utilizar o aplicativo SMS Backup para Android, desenvolvido pela Christoph Studer ou o PhoneView, da Ecamm para iOS.

 

4.    Use aplicativos da fabricante

 

Com certeza você deve ter em seu aparelho diversos aplicativos que não são desenvolvidos nem pelo Google, Apple ou Microsoft. Apesar de serem muitas vezes excelentes para agilizar nossas vidas, alguns podem diminuir o desempenho de seu dispositivo. Por isso prefira aplicativos desenvolvidos pela fabricante de seu gadget ou sistema operacional.

 

Por exemplo, se você tem um aparelho Android poderá substituir seu serviço de armazenamento em nuvem OneDrive pelo Google Drive. Afinal, certamente o aplicativo do Google funcionará melhor no sistema que a empresa também desenvolve.

 

5.    Restaure para as configurações de fábrica

 

Se você quer melhorar de maneira ainda mais eficiente o desempenho de seu aparelho, deixando-o como você comprou, poderá fazer isso restaurando-o para as configurações de fábrica. Esse processo fará com que você perca algumas informações. Por isso é recomendado que faça um backup antes de efetivar a ação.

 

Essa é sem dúvida a dica que mais terá efeitos sobre seu tablet ou smartphone. No entanto, é preciso ter cuidado para não perder dados valiosos.

 

Ao seguir os passos acima você dará uma nova energia no desempenho de seu tablet ou smartphone mais antigo. Ele poderá lhe proporcionar novamente uma experiência similar à que você tinha quando o comprou.

 

 

 

Link para a matéria: http://canaltech.com.br/dica/mobile/5-dicas-para-acelerar-seu-smartphone-ou-tablet-antigo/

 

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *