10 dicas para se manter seguro no Facebook

10 dicas para se manter seguro no Facebook

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Jas Dhaliwal

 

Crédito da Foto: Scott Beale / Laughing Squid

 

Ao longo dos anos, muitos de nós nos apaixonamos pelo Facebook e gastamos quantidades de tempo sem precedentes no site de rede social mais popular do mundo. Mas, mesmo em 2013, vale a pena pensar sobre a nossa segurança no Facebook e seguir alguns passos para se certificar de que não estamos dando mais informações do que nós queremos.

 

Dê uma olhada em nossas 10 dicas para se manter seguro no Facebook e não se esqueça de compartilhar estas dicas com seus amigos e familiares!

 

1. Pense em quem você adiciona

Não é sobre números de amigos. Lembre-se que quando você aceita um pedido de amizade, você fornece ao seu novo amigo acesso a muita informação sobre você. Isso inclui mensagens, fotografias e todas as informações que você escreve sobre si mesmo. Você pode excluir amigos a qualquer momento, então, talvez seja hora de atualizar sua lista e pensar em quem você realmente deseja que acesse suas informações.

 

2. Verifique suas configurações

Recentemente, o Facebook mudou a configuração de privacidade padrão para compartilhar informações publicamente. Vale a pena gastar algum tempo para percorrer as configurações e ajustar se necessário, você pode estar compartilhando mais do que pretendia. Você ainda tem a opção de adicionar “perfis limitados” para aquelas pessoas que você pode não querer que acessem suas informações pessoais. Depende de como você deseja usar essas configurações, por isso, definitivamente vale a pena dar uma olhada e criar um perfil que é certo para você!

 

3. Por que você está no Facebook?

Pergunte a si mesmo o que você quer alcançar com o seu perfil. É apenas para compartilhar fotos, ou manter contato com as pessoas, ou até mesmo para compartilhar links e atualizações de suas atividades? Às vezes é melhor cortar o que você mostra em seu perfil, isso inclui inscrições em aplicações que também pegam um monte de seus dados. Você sempre poderá adicionar ou remover opções de como você vai, por isso, se suas necessidades mudam, mude também seu perfil.

 

4. Seja inteligente com sua senha

Tente não usar as mesmas senhas em todas as suas contas. Também é importante estar consciente de onde você está enviando suas atualizações e os tipos de questões de segurança definidos.

 

5. Tenha consciência de onde você se loga

Verifique se o computador de onde você se loga não armazena seu endereço de e-mail e senha. Parece simples, mas muitas vezes é fácil escolher acidentalmente a opção para lembrar seu usuário e senha. Verifique se você tem as configurações de privacidade apropriadas no seu navegador.

 

6. Cuidado com o que você diz

Certifique-se de que o que você diz em atualizações de status e comentários é algo que você se sentiria confortável vendo na primeira página de um jornal. Depois de publicado, qualquer um pode copiar e postar em outro lugar, ou agir com base nele. Você realmente quer que todos saibam que você vai estar sozinho em casa hoje à noite ou longe na próxima semana?

 

7. Cuidado com os ataques de phishing

Durante o ano passado, houve muitas tentativas de fazer com que usuários entregassem seus logins e senhas, enganando-os com e-mails falsos do Facebook. Nunca acesse os links de e-mail que pedem para você redefinir sua senha. Sempre acesse diretamente o Facebook – se houver algum problema, o Facebook irá notificá-lo no site.

 

8. Tome medidas imediatas

Se os amigos começam a receber spam de você ou atualizações de status que aparentemente você não fez, sua conta pode ter sido comprometida. Se você acha que isso aconteceu, mude imediatamente sua senha. Se você não conseguir entrar em sua conta, acesse o link Ajuda na parte inferior de qualquer página do Facebook e clique em Segurança para notificar o Facebook sobre sua conta.

 

9. Proteja o seu dispositivo móvel

Esteja atento sobre quem pode ter acesso ao seu celular. Muitos celulares têm hoje aplicativos que conectam você em muitos sites de redes sociais como o Facebook. Portanto, se você usa esses aplicativos, certifique-se de sair da sua conta quando não estiver mais usando.

 

10. Monitore atividade suspeita

Fique atento com atividade suspeita em seu Mural, Feed de Notícias e Mensagens. Nunca clique em links suspeitos. Muitas vezes, eles podem parecer interessantes, por exemplo, “Ei, vem olhar minhas fotos de ciclismo no meu site.” Antes de clicar, olhe atentamente! O site parece ser autêntico? Em caso de dúvida, não clique nele.

 

Como acontece com qualquer atividade on-line seja inteligente, consciente e cuidadoso, assim, você pode ficar seguro no Facebook como em qualquer outro lugar.

5 thoughts on “10 dicas para se manter seguro no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *