Fique atento, fique protegido

Receba as últimas notícias, informações e tendências sobre as suas necessidades de segurança.

Os detalhados alertas de vírus, as últimas dicas e sugestões de como se proteger e pontos de vista da equipe AVG te ajudarão a ficar um passo à frente dos cibercriminosos.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Limpando o seu menu do botão direito

“artigo traduzido do AVG Official Blogs”
por Sandro Villinger

 

11512324-710x355

 

Leva alguns segundos para que o menu do botão direito (o chamado “menu de contexto”) carregue quando você clica com o botão direito em um arquivo, uma pasta ou até mesmo na área de trabalho?

Você está cansado de olhar para os menus de contexto completamente exagerados como este:

 

2014-10-07_04-10-57

 

Então, é hora de limpar!

 

Neste post, vamos mostrar como limpar facilmente o seu menu de contexto, em um instante. Isso requer um pouco de conhecimento do Windows, mas se você seguir as nossas instruções, você vai achar que é fácil. Vamos lá:

 

1. Todas as entradas que aparecem no “menu do botão direito” ou “menu de contexto” são armazenados em um local bastante secreto, chamado de Registro do Windows. Veja como abri-lo: Segure a tecla “Windows” em seu teclado e pressione o botão “R”. Isso abrirá a seguinte tela:

 

2014-10-04_19-09-45

 

Digite “regedit” e pressione o Enter.

 

Antes de fazer qualquer alteração, eu recomendo fortemente que você faça um backup da estrutura da pasta inteira para que você possa voltar para os menus originais a qualquer hora que desejar. Para fazer isso, basta clicar em “ArquivoExportar” e digite o nome do arquivo.

 

2. Em seguida, abra as seguintes pastas: HKEY_CLASSES_ROOT*shellexContextMenuHandlers. Todas as pastas que você vê abaixo representam entradas no menu do botão direito:

 

2014-10-04_19-11-21

 

3. Ok, vamos seguir em frente para realmente limpar esta pasta. Por exemplo, a pasta “AVG Shredder Shell Extension”: Se você quer se livrar dela, basta apagar toda a “Pasta“. Outro  exemplo, eu queria me livrar da entrada de uma boa ferramenta de organização de desktop chamada “Fences” que eu uso muito: então, eu clico em “FencesShellExt” (e não nas entradas OpenWith ou WorkFolders!) e pressiono a tecla “Delete” do meu teclado. Depois de limpá-lo, o meu menu de contexto parece muito limpo:

 

2014-10-07_06-36-04

 

Além disso, você ainda pode resolver os problemas relacionados a lentidão do menu de contexto ao trabalhar com arquivos.

 

Dica Profissional:

 

Se você quiser adicionar ou remover itens no menu “Criar Novo …”, há uma solução ótima (e mais fácil) para você. Tudo que você precisa é do AVG PC TuneUp (você pode obter uma versão de teste aqui: http://www.avgbrasil.com.br/avg-pctuneup):

 

Uma vez instalado, vá para “Personalizar” e clique em “Personalizar opções e comportamentos“. Clique em “Tipos de Arquivo” e clique no “Menu Novo”: Aqui você pode facilmente se livrar (ou até adicionar) de alguns itens que aparecem no menu “Novo”, que eu pessoalmente gosto de manter muito limpo, então, eu apenas crio alguns arquivos:

 

2014-10-07_06-45-46

 

Tem alguma dúvida? Deixe-nos saber!

 

 

Publicado em AVG, Segurança Doméstica por nigri em 14 de October de 2014.

Deixe seu comentário