Fique atento, fique protegido

Receba as últimas notícias, informações e tendências sobre as suas necessidades de segurança.

Os detalhados alertas de vírus, as últimas dicas e sugestões de como se proteger e pontos de vista da equipe AVG te ajudarão a ficar um passo à frente dos cibercriminosos.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

AVG apresenta cinco lições sobre mídias sociais que os Baby Boomers podem ensinar à Geração Y

teaching

Crianças e jovens que já nasceram conectados podem aprender muito com a prudência dos mais velhos quando o assunto é exposição na rede

 

A geração Millennial é expert quando o assunto são as redes sociais e a Internet, então não teriam nada a aprender sobre isso, certo? Talvez não. A super exposição na Internet pode gerar problemas bem reais que essa geração simplesmente desconhece. Pensando nisso, a AVG Technologies apresenta cinco lições que a nova geração de usuários da web pode aprender com seus pais e avós, os chamados Baby Boomers.

 

Os Millennials, também conhecidos como geração Y, foram os primeiros a nascer em meio a soluções como TV a cabo, Internet e telefone celular, ou seja, a tecnologia e as mídias sociais estão em seu DNA. Ao serem questionados sobre o maior diferencial de sua geração em pesquisa recente da Nilsen, 24% acreditam que seja o uso da tecnologia, seguido da “Música/Cultura Pop” (11%) e “Liberdade/Tolerância” (7%). Por outro lado, os Baby Boomers são caracterizados como “Trabalhadores e Éticos”.

 

O fato da geração Y (idade entre 18 e 35 anos) ter crescido nas mídias sociais não significa que ela saiba fazer um bom uso delas. Etiqueta é algo que precisa ser aprendida.

 

“Os jovens estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e tentando encontrar o equilíbrio nesse novo ambiente, então acho que vale a pena compartilhar nossas experiências dentro e fora do ambiente profissional”, explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.

 

Veja abaixo as lições de AVG para essa nova geração:

 

 

Pense antes de enviar ou postar

Esta é uma lição que muitos de nós aprendemos da maneira mais difícil: depois de enviar um e-mail precipitado ou mal formulado; ainda mais importante quando diz respeito às mídias sociais. Muitas empresas fazem triagens para seleções de emprego analisando perfis na Internet, por isso a recomendação é sempre revisar as configurações e postagens tendo isso em mente, além de excluir fotos e frases polêmicas. A prevenção é a melhor cura quando se trata de exposição na Internet. Após a contratação, a atenção deve ser redobrada, pois posts e tweets pessoais podem ser considerados opiniões da empresa empregadora. Já ocorreram vários casos de pessoas demitidas após twittar comentários inapropriados.

 

Não desabafe sobre suas frustrações nas redes sociais

Uma geração criada em meio a mensagens de texto pode apresentar sérios problemas quando o assunto é comunicação interpessoal. Um conselho para a Geração Y é: saiba que problemas de trabalho precisam ser tratados de forma razoável com os gerentes e nunca será uma boa ideia criticar outros empregados ou clientes na Internet.

 

Trabalho é para trabalhar

De acordo com uma pesquisa do site Salary.com, o site mais visitado durante o horário de trabalho nos EUA é – surpresa? – o Facebook. Acessar esse e outros sites como Twitter, Instagram deve estar limitado a pequenos intervalos ou ao horário de almoço, a menos que você seja membro da equipe de mídias sociais da empresa. Muitas pessoas já foram demitidas quando suas postagens no local de trabalho vieram à tona.

 

Confie em quem você conhece

Essa é uma verdade dentro ou fora do ambiente de trabalho, mas é uma lição que a Geração Y ainda precisa aprender. Por exemplo, um estudo realizado pelo software  Bazaarvoice descobriu que numa decisão de compras, os Y são mais influenciados pela opinião de estranhos (51%) – por exemplo, comentários com opiniões de outros clientes e avaliações anônimas em e-commerce – do que por recomendações de amigos ou familiares. Claro que a porcentagem de Boomers que agem da mesma forma é muito menor. Confiança é algo que deve ser conquistado, seja no trabalho, seja na vida.

 

Aprenda a se desconectar

OK, essa é uma lição para todas as gerações!  Observe um evento esportivo ou um show e você verá milhares de pessoas de todas as idades constantemente checando seus smartphones. A atenção está sempre sendo dividida. O ideal seria fazer uma espécie de “Sabbath Digital” e já existe até mesmo um “dia nacional de desligar” nos EUA.

 

“Nossa geração teve suas próprias lutas no mercado de trabalho, especialmente para mulheres e minorias. Os desafios para esta nova geração podem parecer menos relevantes ou claros, mas eles existem e já estão se impondo nas empresas. Devemos dar a essa geração o benefício da nossa experiência, orientando sempre que for possível”, finaliza Sumrell.

 

 

Publicado em AVG, Winco por esther-nigri em 27 de August de 2014.

Deixe seu comentário