Fique atento, fique protegido

Receba as últimas notícias, informações e tendências sobre as suas necessidades de segurança.

Os detalhados alertas de vírus, as últimas dicas e sugestões de como se proteger e pontos de vista da equipe AVG te ajudarão a ficar um passo à frente dos cibercriminosos.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Como proteger o seu mundo digital dentro e fora de casa

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Jas Dhaliwal

 

Este mês de outubro é o mês da Segurança Cibernética e estamos fazendo o nosso melhor para oferecermos dicas práticas e úteis para ajudar a mantê-lo seguro on-line.

 

Ao longo das últimas semanas eu falei sobre segurança móvel, sobre como manter as crianças seguras online e dei dicas sobre como não ser vítima de golpistas tanto on-line como no mundo real. À medida que se aproxima o final do mês eu quero dar algumas dicas práticas que serão fáceis de implementar e que devem ajudar a manter a sua vida digital segura de danos. Estas dicas incluem tudo, desde proteger o Wi-Fi da sua casa até a instalação de software de segurança.

 

1) Novas Tecnologias Significam Novas Ameaças

Dispositivos inteligentes e conectados na internet irão tornar nossa vida doméstica mais simples e livre de estresse, mas também podem abrir novas oportunidades para os criminosos.

 

Ações:

* Proteja a sua rede wireless. Como conectamos cada vez mais dispositivos em nossa rede doméstica, é importante certificar-se de que ninguém que está nas proximidades possa ter acesso e entrar em nossa rede.

 

* Proteja seus dispositivos. O seu monitor de bebê pode ser acessado on-line de qualquer lugar no mundo? Esta é, obviamente, uma grande característica, mas também um risco potencial. Certifique-se de que você está usando senhas fortes em todas as contas on-line e em todos os dispositivos físicos que têm acesso aos seus outros dispositivos em sua rede doméstica.

 

2) Instale um antivírus

Quando os dispositivos móveis podem remotamente desbloquear seu carro, abrir o seu portão da garagem, ligar e desligar as luzes, etc., você não quer que ninguém acesse esses dispositivos ou que eles sejam perdidos ou roubados!

 

Ações:

1. O antivírus ajudará a proteger o seu dispositivo de malwares e hackers que poderiam usar o acesso à sua casa para causar estragos em sua vida. Isso já aconteceu com um “vaso sanitário inteligente” no Japão, e como esta tecnologia amadurece e se torna uma parte ainda mais importante de nossas vidas, os criminosos querem ter acesso a ela.

 

2. O antivírus também pode ajudá-lo a recuperar o seu dispositivo se ele for perdido ou roubado, ou limpá-lo remotamente se a recuperação não for uma opção. Assim como você não quer que alguém tenha acesso remoto a seus dispositivos, no caso de criminosos terem acesso físico a um dispositivo com tanto controle sobre a sua casa seria tão indesejável, se não pior.

 

 

3) Evite WiFi público

Como o maior benefício de uma casa conectada é a capacidade de ter tanto controle em qualquer lugar do mundo, sempre que possível você deve certificar-se de que você está usando a rede do seu provedor de telefone celular quando você acessar aplicativos ou sites seguros relacionados com a sua casa, sua rede ou outros dispositivos. O Wi-Fi público gratuito é conveniente, mas não é tão seguro quanto uma conexão que você não está compartilhando com todos ao seu redor. Então, navegue de forma segura ao invés de arriscar seus dados de login ou outros dados importantes que podem estar sendo interceptados.

 

Ações:

1. Use a sua própria conexão sempre que possível ao invés de depender de uma rede pública que qualquer um pode acessar ou potencialmente adulterar.

 

2. Se você precisar usar uma rede pública, primeiro certifique-se de que a rede que você está conectado foi configurada pela empresa, município, aeroporto, etc., que seu nome faça sentido, já que criminosos sabem como configurar redes Wi-Fi falsas em lugares públicos onde não há redes oficiais, enganando seus alvos e conectando-os diretamente a uma rede que eles tenham configurado e que tenham total controle.

Publicado em AVG, Segurança Doméstica por avg em 29 de October de 2013.

  1. fábio says:

    muito bom

  2. fábio says:

    mais tempo

Deixe seu comentário